Produtos e serviços que recebem maiores reclamações no Procon Brasil 2009 e 2010


Divulgado hoje pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor “DPDC”, as categorias de itens (produtos e serviços) que mais recebem reclamações de consumidores no Brasil. As informações foram retiradas do “Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas 2010”.

No total, foram utilizadas informações dos Procons de 22 estados e também do Distrito Federal, no período de setembro de 2009 a agosto de 2010.

Em primeiro lugar, entram as reclamações referentes a aparelhos celulares, equipamentos eletroeletrônicos e eletrodomésticos. As reclamações referente a estes itens citados acima, representam mais da metade das reclamações recebidas, precisamente 55,74%.

Em segundo lugar, temos a categoria relacionada aos assuntos financeiros, que são representadas por bancos, financeiras, cartões de crédito, etc. Esta categoria representa 21,46%.

Em terceiro, temos os serviços considerados essenciais, que são os seguintes itens: tratamento e abastecimento de água, fornecimento de energia elétrica, compensação bancária e etc. Esta categoria representa 14,81%.

Dentre os produtos que mais receberam reclamações, os celulares são os campeões disparados, com 21.609 das 68.373 reclamações, o que equivale a 17,6% do cadastro. Depois temos os computadores e demais produtos de informática com 8,04%. Por último temos os televisores e filmadoras, com 3,64%.