Andar com o carro no ponto morto em decidas economiza combustível?

Esta não é uma prática recomendada, pois pode comprometer sua segurança no trânsito, estas informações são apenas para aprimorar o seu conhecimentos:

As pessoas interpretam muito mal a questão da “banguela” e do “cutoff” dos carros com injeção eletrônica. Vai aí mais uma vez:

É FATO que soltar o pé e deixar descer com o carro engrenado gasta absolutamente nada, enquanto que na banguela gasta o suficiente para deixar o carro a 1000rpm (ponto morto).

porém, 80% das descidas não são muito íngremes, o que torna impossíveis descê-las sem pisar com o carro engrenado, enquanto que com o carro na banguela é possível descer por muito mais tempo sem ter que pisar.

No final das contas a economia é clara. Já fiz o teste diversas vezes e o resultado é sempre a favor da banguela. Chego a ganhar 1km/L na estrada.

É uma questão de bom senso. Se você estiver sobre uma descida muito íngreme, então o melhor a fazer é deixar engrenado, pois sendo bem íngreme você não perderá muita velocidade e poderá ficar um tempo razoável sem pisar.

Mas, se a descida não for íngreme, soltar o pé com o carro engatado o fará desacelerar rapidamente. Então, solte na banguela, você poderá as vezes percorrer até 5 km de descidas pouco íngremes sem ter q acelerar, gastando o mínimo necessário para deixar o carro em ponto morto.