Seria o fim da competitividade no Futebol Brasileiro?


O Futebol Brasileiro vem passando por várias mudanças no passar dos anos, alguma coisa até em virtude da Copa do Mundo 2014, mas o que mais vem chamando a atenção é no quesito cotas de TV. Isso pode e muito influenciar no futuro dos clubes. Será que o Futebol Brasileiro vai ficar igual a vários Campeonatos Europeus? Vejam meu pensamento..

Na Europa temos vários times, como no Brasil, mas apenas alguns se destacam, por terem os melhores jogadores e estrutura:

Itália: Inter, Milan e Roma..
Espanha: Barcelona, Real Madrid
Inglaterra: Manchester, Liverpool, Chelsea..

Por que nesses países ocorre isso?

Por que a maior parte da receita dos clubes, são as receitas televisivas e esses clubes são os detentores das maiores receitas de Televisão..

Sendo os maiores detentores das receitas televisivas, são também os clubes que tem mais jogos transmitidos em seus países e proximidades.

Tendo maior quantidade de jogos transmitidos nas televisões, os patrocinadores acabam pagando mais para esses clubes também e eles acabam tento maior torcida para venda de produtos.

OU SEJA, um aspecto leva a outro e por ai vai.

Estou chegando lá já, qual o Porquê de o futebol brasileiro ter competitividade?

As receitas de televisão eram negociadas em Grupos, Clubes como Flamengo e Corinthians tinham sua receita muito reduzida devido a isso.

AGORA, esses clubes começarão a ter receitas muito maiores que os outros, os patrocinadores vão pagar ainda mais para esses clubes, as marcas vão se “internacionalizar” muito mais fácil, o quê vai gerar um aumento nas vendas dos produtos, esses clubes terão uma capacidade de investimento muito maior, um exemplo já é essa proposta do Flamengo para o Love, isso é começo de uma nova era para esses clubes.

É a Lei do Mercado, o quê é o Mercado? É a relação entre a Oferta e a Procura, e o Flamengo e o Corinthians são os que mais tem isso, então, são os que tem o maior mercado, agora essas ofertas são justas pelas suas grandezas e potencial de retorno.

Se tem alguns clubes que conseguirão se erguer nesse período, serão seus Rivais, Vasco e Palmeiras.

Isso é uma opinião minha, mas acredito que no Brasil deve seguir a mesma linha, com mais dinheiro em caixa, os clubes podem contratar mais e se estruturar mais que os demais, criando assim uma certa desvantagem.