Imposto de Renda 2011: Deduções de impostos sem limite

Veja neste post, quais são as despesas que você poderá deduzir de sua declaração de Imposto de Renda 2011, diminuindo assim a mordida do Leão sobre o seu rendimento.

A legislação tributária permite a dedução de vários gastos em sua Declaração, como por exemplo:
– contribuição à previdência oficial e privada.
– despesas com dependentes.
– despesas médicas.
– despesas com educação.

As deduções são divididas em dois grupos, o primeiro seria dedução sem limite de valor e o outro grupo seria, as dedução com limite de valor. Neste post irei falar sobre as Deduções sem limites.

Contribuição à previdência oficial: Você deve abater de sua declaração o total pago no ano de 2010.

Livro Caixa: Você poderá abater nesta modalidade, todas as despesas que são lançadas no livro caixa por profissionais autônomos, como por exemplo, remuneração de terceiros que tenham vínculo empregatício e os respectivos encargos trabalhistas e previdenciários.

Pensão alimentícia: Todo valor que for pago, relacionado a pensão alimentícia poderá ser abatido sem limites do imposto de renda.

Despesas médicas: Todas as despesas que forem gastas relacionadas a despesas médicas, podem ser abatidas do imposto de renda. Gastos relativos a tratamento próprio, dos dependentes e de alimentandos, em cumprimento de decisão judicial.

  • Poderão ser abatidos do imposto de renda as seguintes despesas médicas: Gastos com médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, exame slaboratoriais, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas, assim como dentárias.
  • Itens que não entram no grupo despesas médicas: Gastos com remédios, com enfermeiros, na compra de óculos, aparelhos de surdez entre outros equipamentos/aparelhos.