Declaração do Imposto de Renda: Como declarar a casa própria no IR?


Para todas as pessoas que adquiriram sua casa própria no ano passado, independente da forma que foi adquirida (financiamento, consórcio ou leilão), devem ficar espertas para declarar este bem no Imposto de Renda.

Para você fazer a declaração do Imposto de Renda deste ano você que adquiriu o imóvel deverá informar esses dados em fichas específicas. O prazo máximo para você entregar a declaração do Imposto de Renda vai até o dia 29 de abril 2011.

Financiamento feito pelo SFH (Sistema Financeiro de Habitação):
Toda aquisição de imóvel, que foi feita através de financiamento da SFH (Sistema Financeiro de Habitação), você deverá declarar apenas o valor total pago em 2010, ou seja, você não precisa declarar o valor restante devido no financiamento. “O fato é porque seguindo as regras deste tipo de financiamento, o imóvel fica como garantia da financeira”.

Caso o seu financiamento tenha sido iniciado antes do ano de 2010, você deverá informar o valor que foi pago até 31 de dezembro de 2009 e depois quanto você pagou até essa mesma data do ano passado. A diferença de valores que der entre essas datas é o valor que você pagou ao longo de 2010.