Benefícios das frutas e verduras tipo: vermelha, verde, laranja, roxo, branco e marrom

Quem está iniciando uma dieta, ou até mesmo já faz a algum tempo, e quer ter uma alimentação saudável e balanceada, que tanto falam por aí, não pode em hipótese alguma deixar de lado as frutas e verduras. Já foi comprovado que o consumo diário de frutas e verduras, tem uma grande importância em manter as pessoas esbeltas e com a aparência juvenil, claro tudo isso são consequências e respostas de seu corpo, pois como ele está trabalhando melhor.

Sabe aquela famosa frase “Nós somos o que comemos”, então, leve ela sempre muito a sério, isso realmente funciona.

Comer mais frutas e vegetais diariamente ajudam a manter o peso ideal de nosso corpo. As frutas e as verduras possuem baixa caloria, alto volume, e um quantidade em nutrientes criticamente importantes para nosso organismo. Comer frutas e verduras pode minimizar e muito o desejo por outros tipos de alimentos.

Mas você sabia que existem vários tipos de frutas e verduras, e que todas são muito colorias, cada grupo de cor pode corresponder a um benefício específico para seu corpo. Todas estão cheias de vitaminas, minerais, enzimas, fibras, antioxidantes e proteínas necessária para uma boa saúde prevenindo doenças.

Selecione as frutas e verduras pela sua cor e consuma uma variedade colorida de frutas e verduras em cada refeição. Veja abaixo o que cada grupo de cor corresponde entre as frutas e verduras:

Verde:
Este grupo é recomendado você consumir diariamente em suas refeições.
Verduras com folhas verde escura, possuem uma alta concentração de Vitamina B, que são muito importantes para combater doenças do coração. Alguns alimentos dessa categoria: espinafre, nabo verde, mostarda e alfaces.

Outras verduras como o brócolis e a couve de Bruxelas, contêm sulforafane, que é um fitoquímico muito potente encontrado em todas as verduras, este tipo de alimento são capazes de desintoxicar cancerígenos antes que eles prejudiquem o corpo.

Vermelho:
Este grupo, são os grupos que são ricos em licopeno, que é o carotenóide, que pode oferecer ao corpo, proteção contra o câncer de próstata.

Você poderá encontrar o licopeno em alimentos como as pimentas vermelhas, melancia, toranja cor-de-rosa ou vermelha, e claro, os tomates. Uma dica é cozinhar os tomates vermelhos, isso porque os tomates vermelhos possuem níveis muito maiores de licopeno comparando com os tomates crus.

O repolho vermelho é rico em Vitaminas C e K, que tem todos os benefícios anticâncer, assim como como em outras verduras vermelhas.

Laranja:
As frutas e verduras com tons alaranjados, são muito ricas em beta-caroteno, substancia que tem como principal característica prevenir o câncer do pulmão, esôfago e estômago.

Este grupo também minimiza algumas doenças do coração e aumentam o sistema imunológico de nosso corpo.

Os alimentos com maior concetração de beta-caroteno deste grupo são as cenouras, batatas doces, mangas, abóboras e laranjas.

Roxo:
Este também é um grupo que tem como principal característica, combater o câncer. Outro benefício para o nosso corpo, é a prevenção de doenças do coração, através da Luteína, um carotenóide encontrado em mirtilos.

Alguns alimentos do grupo Roxo são as uvas, mirtilos, ameixas, e berinjelas.

Branco:
Este também é um grupo muito importante que deve ser ingerido em nosso dia a dia. Este grupo é representado pelas batatas, feijões brancos, couve-flor, cogumelos, bananas, cebolas e alho.

As batatas são muito ricas em potássio, as bananas ricas em Vitaminas B6 e C, feijões brancos são ricos em fibras e proteínas, os cogumelos Vitamina D, cebolas e o alho são importante para combater doenças do coração e também a prevenção do câncer.

Marrom:
Esta categoria é praticamente dominada pelos feijões e lentilhas. De todos os vegetais, estes dois alimentos são os que possuem os maiores níveis de proteína, e ainda proteínas de alta qualidade.

As lentilhas são muito ricas em manganês, cobre, fósforo, magnésio, ferro, potássio, e Vitamina B1.