Tomar Coca-cola Zero Engorda?


Em primeiro lugar, para você saber se uma determinada comida/bebida “engorda” ou não, você deve olhar no rotulo, a tabelinha com uns nutrientes e sua quantidade, de acordo a uma porção (nas bebidas, acho que é 200ml = 1 copo)
onde diz “informações nutricionais”. Nessa tabelinha, o item “calorias” (ou “valor energético, eu não lembro bem) refere-se a quantas calorias a porção desse alimento vai te dar.

Daí, para saber se você vai engordar ou não, vale uma regra:
As calorias que você ingerir durante o dia e não forem gastas (ingestão diária X gasto diário) são armazenadas como gordura.

No caso dos refrigerantes e alguns sucos, o problema de “engordar” realmente se deve a quantidade de açúcar presente, sendo que os outros nutrientes não contribuem para isso de forma significativa.

Na maioria dos refris “normais” , um copo com 200 ml gera em torno de 80 – 100 kcal, o que numa dieta de 2.000 kcal diárias corresponde a 4 – 5 % do total que você poderá ingerir. Agora imagina: com 2 copos no dia, já tem 10% das calorias diárias, no caso da dieta de 2.000 kcal, e não teve quase nada de nutrientes que você precisa, com isso seria uma porção calórica ruim para seu corpo.

No caso da coca zero (e dos outros refrigerantes light e diet no mercado), imagino que não tenha açúcar mesmo, então é usado um adoçante para substituir o açúcar.

Os adoçantes tem um potencial de adoçar MUITO maior do que o açúcar, centenas de vezes, a maioria deles… daí a vantagem: usa-se muito menos para adoçar o refrigerante ou suco, por isso tem bem menos calorias, que realmente aproxima-se do ZERO (respondida a sua questão?).

Resumindo: sempre que você quiser saber “o quanto um alimento engorda”, pegue a embalagem do produto e olhe no rotulo as informações nutricionais, a quantidade de calorias.