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Kit Gás GNV na Pajero TR4


20th October 2010 Carros 10 Comentários


Um dos pontos negativos desse maravilhoso carro Pajero TR4, é seu consumo de combustível, um pouco acima, mas também nada assustador. Uma Pajero TR4 a gasolina faz em média na cidade de 7 a 9 Km/litro e mais ou menos de 9 a 10 km/litro na estrada. A Pajero TR4 no álcool faz em média de 6 a 8 Km/Litro de consumo na cidade e de 8 a 9 km/litro de consumo na estrada. Lembrando que o consumo da Pajero TR4 pode variar muito dependendo da pessoa que está dirigindo o carro e também da qualidade do combustível.

Mas Instalar Kit Gás GNV na Pajero TR4 compensa?
Para instalar o GNV na Pajero TR4 você deve avaliar algumas coisas. Se vc rodar + de 2.000Km/Mês e não faz questão de porta malas vale sim a pena instalar, se não, é dinheiro mal investido na minha opinião.

Mas e quanto as questões técnicas, é possível instalar o Kit Gás GNV na Pajero TR4?
Em tempo, este motor da TR4 é um twin spark e não permite o uso do variador de avanço devido a arquitetura de funcionamento do sistema de ignição. Trata-se de um motor muito moderno, com estratégias de injeção complexas. Considerando um sistema tradicional de kit gás, o motor corre um risco bem maior de apresentar problemas de diferentes tipos, inclusive os indesejáveis ‘estouros’ chamados back fire.

Há no entanto, um sistema (kit de 5ª geração) que tem como grande vantagem o sistema sequencial que permite baixa perda de potência, estabilidade de funcionamento, ou seja, mais qualidade de vida para você que pagou pela potência do seu carro. Mas sem dúvida ainda há perda de potência e o sitema não sai por menos de R$ 5.000,00 reais. Em alguns casos, dependendo do motor, é possível até maior potência do que na gasolina, mas não é o caso da TR4, justamente pela falta do variador de avanço e consequente ponto de ignição, do gás, fora do tempo completo do curso do pistão dentro do cilindro. A diferença é que este equipamento trabalha com pressão positiva com bicos injetores independentes por cilindro, injetando o gás diretamente no motor, ao invés da tradicional entrada única no coletor de admissão. O kit Sequent Fastness da BRC ainda é o melhor que pude encontrar.Utiliza a lógica de controle idêntica aos sistemas de injeção eletrônica de gasolina. Sua central eletrônica é de altíssima performance, com processador Motorola de 32 bits, muito superior à maioria das injeções modernas(16 bits). O equipamento atende todas as normas mundiais de emissões e permite total configuração dos mapas de ignição e injeção.





  • 10 comentários para "Kit Gás GNV na Pajero TR4"

  • Edilson Mendes
    11:16 on December 11th, 2011

    Caros colegas,eu pretendo comprar uma pajero TR42012,e penso em estalar o kit gás,sei q perderei um pouco do porta mala,más gostaria de sáber se é vantajoso?pois ando em média de 3,mil km por mês no momento tenho um meriva 1,8 com kit gnv.obrigado.

  • Delio
    21:27 on December 17th, 2011

    Pode instalar mas tem que o ser kit gnv de 5a.geracao.
    Instalei na Gas Conversion em BH e hoje rodo cerca de 120 km com um cilindro de 15 m3. Nao tive nenhum problema desde junho e ainda ganhei 300 m3 do programa vou no gas do Governo. Se voce converter ate agosto 2012 voce tambem ganhara.
    Delio

  • Priscila
    22:59 on January 5th, 2012

    Oi Delio! Estou pensando em instalar esse mesmo Kit q vc instalou: de 5a geração. Não conheço esse programa do governo. Como é? Foi muito desvantajoso perder parte grande do porta mala? Obrigada desde já pela atenção.
    Priscila

  • Marco Antonio Orlando
    17:23 on July 14th, 2012

    Oi Délio,
    Poderia informar o endereço ou e-mail da Gas Conversion em Belo Horizonte?

  • Nilvan Caldas
    10:59 on December 28th, 2012

    Não tem problema algum, instalei o de 3ª geração na TR4 2009, detalhe cabe um cilindro de 10m3 em baixo do porta malas…

  • Leandro
    16:05 on January 31st, 2013

    Alguém já teve problemas com o GNV de 3ª geração na TR4 2009 ou anterior?

  • vanderlei
    1:01 on May 29th, 2013

    eu tenho uma tr4 2005 e instalei o kit geração 3,não é ruim,porem,em algumas vezes,quando voçê para de acelerar ele morre,ou quando voçê passa em algum quebra-mola,e diminui a velocidade.

  • Afro Bustorff
    18:03 on June 23rd, 2013

    Olá gostaria de saber se a tracker, aceita bem o gás, qual o melhor tipo de gás para colocar e porquê? Obrigado

  • costa
    16:47 on September 29th, 2013

    instalei na minha tr4 faz 2 anos, 5a geração. vantagens , muita economia, maior autonomiaetc desvanyagens: tem que colocar mola de blindado na traseira, muita burocracia pra trocar para gnv, perde cerca de 20 % potencia.
    Se vc roda muito ou vai ficar com o carro por muiton tempo vale a pena.

  • Guilherme
    18:19 on June 2nd, 2014

    Olá!
    Aos que já tem experiência, gostaria de saber se o motor da TR4 aceita bem o uso do GNV? O uso prolongado do GNV traz algum prejuízo mecânico (defeito) para TR4 ?
    Abraço a todos

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