Funções do Óleo no Motor de Seu Veículo

Os maiores desgastes do motor acontecem quando o motor é novo(desgastes mínimos), pois as peças estão se ajustando (cilindros e pistões, anéis..) consequentemente desgaste haverão, por isso a importância de se trocar o filtro de óleo na primeira troca de óleo, pois o óleo com toda certeza estará cheio de resíduos metálicos.

Em relação a coloração do mesmo, caso o óleo demore mais para escurecer, isso é muito normal caso você esteja usando álcool como combustível. A gasolina, por ter coloração mais escura, termina contaminando mais o óleo, pois combustível e óleo sempre entrarão em contato na camara de combustão. (mesma coisa se vc pegar um liquido azulado e um transparente… misturar, ficará uma coloração meio termo).
Quanto a função do [oleo, são as seguintes: Lubrificar, Limpar, Refrigerar, Evitar corrosão. Claro que lubrificar é a principal função.

Outro detalhe importantíssimo é que todos os brasileiros, tem como costume, tirar a vareta do óleo, pegar um pouco do óleo nos dedos e dizer: o óleo está bom…o óleo esta ruim! Isso não existe, nosso dedo não é viscosímetro… não temos como dizer se está bom ou ruim pelo dedo.
O óleo deve, rigorosamente, ser substituído pela quilometragem estipulada pelo fabricante ou tempo determinado, cada motor pode requerer um tempo diferente para a troca do óleo. Óleo estraga sim, perde suas propriedades, quando parado por muito tempo, mesmo sem trabalhar.

O óleo de meu veículo está escurecendo muito:
Uma das funções do óleo é promover uma limpeza no motor, ou seja no pacote de aditivos dos óleos modernos existe um dispersante. Isso lógico além de prover um filme lubrificante entre as superfícies de contato que possuem microscópicas irregularidades.

Agora sem dúvida, um motor mais rodado possue mais depósito, principalmente devido a nossa péssima gasolina, logo o óleo escurecera mais rápido.