Afinal a Caudectomia é Proibida ou Não?


Segue trecho que diz na lei sobre a caudectomia.
§2° A caudectomia é considerada um procedimento cirúrgico não recomendável na prática médico-veterinária.

Isso é o que diz a lei, mas final, não recomendável é ou não igual proibido? A lei proibe claramente a conchectomia e as outras e um parágrafo só pra dizer que não é recomendável…. e aí… como vcs interpretam isso? O que estão sendo recomendados a fazerem? Vamos utilizar este post, para debater sobre o assunto.

Eu colocaria duas interpretações possíveis que só saberemos qual será aceita quando houver algum problema e algum colega for processado (vai depender do juiz). A lei diz que não é aconselhável fazer a caudectomia. Teoricamente, o Médico Veterinário pode, apesar de não ser recomendável.

A segunda interpretação que vale a pena lembrar, em um processo judicial cabe muito bem a pergunta a um colega que está sendo processado: se não é aconselhável, por que foi feito? Se a resposta for puramente por estética, acredito que o veterinário perca a causa, porque além de seguir a lei, temos que seguir nosso código de ética e nosso juramento, e isso inclui o bem estar animal.

Eu não concordo em fazer, mas essa não é a discussão do tópico, como disse, só com o tempo vamos saber qual será a interpretação dos juízes quanto ao caso, até lá, cada um faça o que achar mais correto para o animal (e não para o proprietário ou seu próprio bolso).