Uso de celular dentro do avião durante os voos está prestes de ser liberado

O uso de celulares está prestes a ser liberado nos voos da TAM. Um novo sistema instalado a bordo retira totalmente o risco das ligações interferirem nos equipamentos do avião.

Parece que está prestes de acabar este pequeno problema, que é utilizar o celular durante os voos de avião, a TAM já recebeu no mês passado a autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (anac) para utilizar um sistema que elimina a interferência dos celulares com os equipamentos do avião. Apesar de estar bem avançada nos testes, a total aplicação do dispositivo pode levar algum tempo até ser totalmente testado e aprovado pelos órgãos legais. A boa notícia é que com o tempo todas as companhias estarão utilizando o dispositivo.

Veja abaixo como irá funcionar:
1- O passageiro irá utilizar normalmente seu celular ou smartphone, como se estivesse no solo, o sinal é captado por um sistema GMS que estará instalado a bordo do avião.

2- O sinal é transmitido direto para o satélite, através de uma antena que está instalada na parte de fora do avião.

3- O satélite envia o sinal para uma estação retransmissora, que está instalado no Principado de Mônaco, construída especialmente para receber sinais de todos os voos que utilizam o sistema OnAir, desenvolvido pela Airbus.

4- E por final o sinal é transmitido para as operadoras de telefonia.