Transplante Autólogo de Condrócitos – Biomateriais compativeis com a cartilagem do joelho


Um dos problemas que mais atingem a população no mundo inteiro é a lesão de menisco (que seria a parte cartilaginosa no joelho, que auxilia nas articulações do joelho). A articulação do joelho é formada por células “condrócitos”. A articulação do joelho é muito rica em água, mas com o passar do tempo, ela vai se desitratando e se desgastando, até então romper e expor o osso que fica abaixo da articulação. Com isso, o joelho não absorve totalmente o impacto e o atrito, causando muita dor ao paciente.

Procedimentos cirúrgicos, para reconstruir uma cartilagem lesionada, sempre foi um trabalho muito difícil, uma das técnicas mais utilizadas em pacientes mais jovens, seria efetuando furos no osso, que fica junto da cartilagem, com isso, com a cicatrização do local, é reconstruído um tecido fibrocartilaginoso, que substitui partes da cartilagem. Outro tratamento utilizado seria utilizar fragmentos de osso com cartilagem, retirados direto do joelho, de uma área boa, para então reconstruir a parte lesionada.

Mas a tendência é que com estudos e novas tecnologias, seja possível se tornar mais simples e comum os tratamentos de menisco. Veja abaixo dois tratamentos que prometem revolucionar no tratamento de joelhos lesionados.

Transplante Autólogo de Condrócitos:
Para as pessoas que possuem uma lesão mais grave, temos boas notícias, seria o Transplante Autólogo de Condrócitos. Este tratamento consiste da seguinte forma: É retirado células do paciente lesionado, após as células são cultivadas em laboratório e então implantadas novamente na lesão do paciente.

Biomateriais compativeis com a cartilagem do joelho
Esta técnica é muito promissora e já começam a mostrar resultados impressionantes em seus tratamentos. Biomateriais são materiais compatíveis com a cartilagem e são utilizados para o transplante. A Sulubria, que é a mesma substância utilizada na fabricação de lentes de contato, é a substância mais promissora para o tratamento de joelho com Biomateriais.